O Comitê de Enfrentamento à Gripe A do Estado reuniu-se ontem e definiu como medida de controle da circulação do vírus causador da gripe A orientar os médicos do Estado a administrar o medicamento antiviral a todo paciente que apresentar síndrome respiratória aguda (falta de ar). Aos crônicos ou integrantes dos grupos de risco para a doença, o medicamento deve ser administrado assim que forem apresentados sintomas de gripe sazonal (febre e tosse). Já são 134 casos suspeitos da doença, cinco confirmados e dois óbitos.
Em Novo Hamburgo são três casos suspeitos e o resultado, que virá do Laboratório Central, deve sair no máximo até amanhã. A situação ainda não é de risco, mas já coloca as cidades da região em alerta. Intensificação de campanhas e solicitação de mais doses da vacina contra a gripe para o Ministério da Saúde são medidas tomadas com a intenção de prevenir e evitar uma segunda pandemia.
TRATAMENTO
O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, orienta que a população procure atendimento médico logo no início dos sintomas e que os médicos estejam atentos para detectar a possibilidade de um quadro clínico de risco. Os casos suspeitos devem ser notificados pelos serviços de saúde para as Secretarias Municipais e/ou para o Disque Vigilância (150).
CUIDE-SE!
A Secretaria Estadual da Saúde também orienta a população a manter as medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe, como febre, tosse e dores no corpo
A pessoa que estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades por uma semana
Também é importante ter os ambientes limpos e ventilados, especialmente os úmidos e frios, pois favorecem a multiplicação do vírus
A higienização das mãos com água e sabão e, quando possível, com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas
VACINAÇÃO
O Comitê de Enfrentamento à Gripe A é formado por representantes das cidades gaúchas, hospitais, sociedades médicas e técnicos da Secretaria Estadual da Saúde. Outra medida tomada é que a vacinação continua para quem faz parte dos grupos de risco (idosos, gestantes, profissionais da saúde, crianças de seis meses a menores de 2 anos e também para os portadores crônicos de cardiopatias e doenças respiratórias, munidos de receita médica).
Os casos
O Ministério da Saúde foi notificado pela Secretaria Estadual da Saúde sobre a ocorrência de duas mortes causadas pelo vírus H1N1 no RS. Até o momento, são essas as mortes registradas no País. O Estado solicitou mais 100 mil doses para continuar vacinando os grupos definidos para a campanha contra a gripe 2011, para atingir os 80% de imunização. Essas doses serão enviadas até o fim dessa semana. Até o momento não está prevista a inclusão de novos grupos.
A DOENÇA
A gripe é um doença causada pela infecção pelo vírus da influenza e ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Esse vírus tem vários tipos, que, a cada ano, podem ser um dos causadores da gripe. As manifestações clínicas comuns a todos são febre, dor de garganta e tosse, o que denomina-se de Síndrome Gripal. Todos os tipos de vírus podem levar a casos mais graves, que se manifestam especialmente pela presença de insuficiência respiratória, denominada de Síndrome Respiratória Aguda Grave, o que representa risco de vida às pessoas acometidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário