quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

GramadoZoo inicia 2012 com novos moradores

Tucanos-toco, Seriema, Iguanas verdes e um filhote ouriço-cacheiro passaram a enriquecer o acervo do zoo de gramado.



Os animais vieram do Parque Tiete, em São Paulo, chegaram ao zoo na última semana, são 06 tucanos-toco, 1 seriema e 4 iguanas verdes, após avaliação, foram liberados para exposição.


O zoo preparou um recinto especial para as iguanas verdes, um solário, onde os animais podem tomar banho de sol se assim decidirem, com estrutura de aquecimento, com paredes de isopor e fibra e fonte de aquecimento móvel, visto que repteis sofrem bastante com o frio, que é bastante rigoroso na serra.


"As Iguanas são animais muito procurados pelo tráfico de animais silvestres, e são vendidas ainda filhotes, ilegalmente por todo o mundo. Estas após serem apreendidas pelos órgãos competentes ganham um novo lar com ambiente adequado aqui no GramadoZoo. Infelizmente, por uma série de fatores, dentre eles não saber reconhecer predadores e procurar alimento, esses animais não tem condições de sobreviver novamente na natureza", explica o veterinário Rafael Pagani.


Filhote do mês

O filhote de ouriço-cacheiro abriu a temporada de filhote no zoo de Gramado, nasceu de parto natural no domingo (22), é o terceiro filhote desta espécie que nasce no zoo gramadense. Com a pelagem com tom avermelhado o pequeno, simpático e tranquilo filhote está aos cuidados de sua mamãe em seu recinto, onde recebe carinho e leite materno.


Esses nascimentos são resultados de um ambiente favorável na moradia de um casal de ouriços-cacheiros explica a técnica em veterinária Christina Capalbo. “É sinal que eles se sentem bem aqui e a equipe toda comemora”.


Curiosidades da espécie

· Seu corpo coberto "espinhos" acaba funcionando como instrumento de defesa. É que quando o ouriço é atacado, ele solta esses "espinhos" (feitos de queratina), espetando seus predadores.

· São arborícolas, ou seja, vivem em cima das árvores, com a ajuda de sua longa cauda preênsil.

· 203 dias de gestação.


FÁCIL ACESSO

O Gramadozoo fica a 700 metros do pórtico de entrada da cidade (na RS-115, km 35). Mais informações pelo telefone (54) 3421-0800 ou pelo site www.gramadozoo.com.br


*Fotos créditos Caroline Zanchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário