sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A bicharada no Zoo de Gramado recebe cuidados especiais para enfrentar o verão

A equipe veterinária do zoo prepara sorvetes especiais de carne e frutas para bicharada se refrescar no verão da serra gaúcha


Os animais no GramadoZoo também sofrem com o calor, nos dias muito quentes na serra gaúcha é comum ver eles parados na sombra e mais preguiçosos.



Para estimular a bicharada, a equipe veterinária inclui na dieta dos felinos sorvetes de carne e para os macacos sorvetes de frutas feitos especialmente para eles. Outra forma utilizada pela equipe do zoo para refrescar a bicharada, são os lagos e a vegetação dos recintos.



“O nosso papel é fornecer conforto e bem-estar aos animais que vivem no Gramadozoo. Com as temperaturas altas e escassez de chuva deste verão, o animal acaba saindo da zona de conforto térmico, necessitando de artifícios para minimizar o calor, como por exemplo as brincadeiras com sorvete e o aspersor de água, além de um ambiente enriquecido com lagos, cascatas e vegetação que fornece sombra, e em casos especiais, como para os Pinguins, até ar condicionado”, explica o veterinário Rafael Pagani.



No viveiro de imersão as aves podem se refrescar com a garoa artificial criada através de um aspersor de irrigação onde os tucanos adoram se refrescar. Também foram instaladas telas na imersão, criando assim uma área de sombra onde as aves do recinto costumam descansar.


Já os pinguins curtem o verão com banhos na piscina e o ar condicionado que é ligado para refrescá-los. Quando a temperatura passa dos 25ºC na rua, o ambiente deles é refrigerado para ficar em torno dos 15ºC.

O GramadoZoo fica há apenas 5 km do centro da cidade.
O acesso é feito pela RS-115, distante 700m do pórtico de entrada de Gramado.
O horário de visitação é das 9h às 17h diariamente.
Maiores informações sobre o assunto podem ser obtidas com o Veterinário Rafael Pagani pelo telefone (54) 3421-0800 ou (54) 9112-0168.

* fotos créditos Caroline Zanchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário