Nascem filhotes de Maracanã-verdadeira na Terra dos Papagaios
O Brasil é o país mais rico do mundo em psitacídeos, animais que pertencem à família Psittacidae, como araras, papagaios, periquitos e maritacas. Durante algum tempo, nosso país foi conhecido como Terra dos Papagaios pelos europeus.
Neste ultimo mês, o viveiro de imersão do zoo de Gramado ganhou novos habitantes. Nasceram três filhotes de maracanãs-verdadeira e quatro filhotes de caturritas.
Os filhotes se encontram no ninho sob cuidados dos pais, que não se ausentam qualquer momento.
“O ninho vem sendo monitorado antes mesmo da realização da postura dos ovos. Como o casal de maracanã-verdadeira demonstrou cuidados com o ninho e a prole, não foram necessárias a incubação artificial e a criação manual. Diariamente a equipe técnica do zoológico monitora os filhotes para certificar-se de que estão crescendo saudáveis”, afirma o médico veterinário Rafael Pagani.
O maracanã-verdadeira é uma ave que já desapareceu em lugares onde antes era abundante em decorrência principalmente da destruição do habitat e, em menor escala, pelo trafico de animais silvestres.
Essa espécie é classificada como vulnerável a extinção, ou seja, se medidas não forem tomadas essa espécie pode entrar em processo de extinção.
CURIOSIDADES:
- Também é conhecido pelos nomes de arara-pequena, ararinha, maracanã, papagaio-de-cara-branca.
- Em tupi-guarani, a palavra "maracanã" significa "semelhante a um chocalho".
- A presença de diversas aves desta espécie no Rio de Janeiro, vindas da região norte do Brasil, deram nome ao rio, ao bairro e ao estádio do Maracaña
- Vivem em grupos.
- Distribuição geográfica: do Maranhão até o Paraguai e a Argentina.
- Habitat: beira de matas e buritizais.
- Alimentação: prefere às sementes que as polpas das frutas propriamente ditas. Costuma comer terra dos barrancos ribeirinhos salobres, rica em sódio e magnésio. É vital para qualquer psitacídeo ingerir pedrinhas. Os pais geralmente regurgitam a comida para os filhotes.
- Sexualidade: somente o veterinário pode identificar o sexo por meio de exames de laboratório. Não é possível distinguir o sexo dos papagaios observando apenas suas características físicas.
- Reprodução: na época reprodutiva, formam pares e permanecem unidos até o fim da vida. Nidificam em troncos ocos de palmeiras (como os buritis) e em outras árvores. Normalmente, botam 3 ovos. O período de incubação é de 24 dias. Os filhotes deixam o ninho com aproximadamente 70 dias.
- Geralmente usa o bico como terceiro pé nas escaladas.
- Vive em média 20 anos. Em cativeiro, entretanto, pode chegar a 60 anos de idade.
O GramadoZoo fica há apenas 5 km do centro da cidade.
O acesso é feito pela RS-115, distante 700m do pórtico de entrada de Gramado.
O horário de visitação é das 9h às 17h diariamente.
* fotos créditos Christina Capalbo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário