quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mundo a Vapor tem menor fábrica de papel

O Mundo a Vapor, em Canela/RS, apresenta a menor fábrica de papel do mundo e chama atenção de todas idades.



Preparada para produzir 1 quilo de papel em pequenas bobinas de 4 cm de largura, mini fábrica é uma das paradas obrigatórias de quem visita a Serra Gaúcha.

Localizado na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, o Mundo a Vapor é um complexo que proporciona uma verdadeira viagem no tempo. Ao entrar no parque, o visitante é transportado para um outro universo e convidado a conhecer a evolução das máquinas industriais, passando pela era do vapor. Entre as inúmeras atrações, está a Fábrica de Papel, considerada a menor do mundo e, certamente, uma das máquinas que mais impressiona quem visita o local.

O atrativo levou quatro anos para ser construído e hoje, está habilitado para produzir até 1 quilo de papel por dia, ou 20 metros de papel por hora. Tudo isso, em pequenas bobinas de 4 cm de largura. Em apenas seis minutos, o visitante poderá acompanhar como funcionava a fabricação de papel em uma máquina a vapor e levará de lembrança uma amostra fabricada na hora.

A locomóvel que movimenta a Fábrica de Papel é movida a lenha, com 1 HP e precisa de duas pessoas para mantê-la funcionado. A água retirada dos rolos é feita pelo processo de sucção inferior e não é reaproveitada. A madeira é desfibrada em uma pedra abrasiva (rebolo), até ficar em fibras muito finas. Além da madeira, também é utilizado papel reciclado de jornais velhos para a produção.

Acompanhe cada processo da Pequena Fábrica de Papel para chegar ao resultado final:

1º passo - Desfibrador de madeira;
2° passo - Tanque de Massa de Papel (polpa ou celulose);
3º passo - Área de formação da folha de papel (folha úmida);
4º passo - Área de prensagem da folha de papel para extrair a água, com 8 rolos que auxiliam na condução da folha, envolvidos em feltro;
5º passo - 6 cilindros aquecidos a vapor para a secagem final da folha de papel;
6º passo - Guilhotina manual para o corte das lembranças;
7º passo - Impressora manual para a impressão das lembranças.

Serviço:
Ernesto Urbani, pai de Omar, Benito e Hermes, trabalhava na manutenção de locomotivas, e foi na oficina dele que os filhos aprenderam o ofício, criando brinquedos e miniaturas com sucata. Com o passar tempo, a atividade foi sendo aperfeiçoada, até o dia em que os irmãos decidiram montar um parque para expor suas incríveis miniaturas. A proposta do parque era criar um mundo em miniatura, onde a energia das máquinas seria gerada pelo vapor. Assim surgiu o Mundo a Vapor, que desde sua abertura, em 1991, já recebeu mais de dois milhões de visitantes.

O parque abre diariamente, das 9h15min às 17h, nos meses de janeiro, julho e dezembro. Nos demais meses, é fechado às quartas-feiras. Para conhecer o parque, adultos pagam R$ 14, maiores de 60 anos, estudantes e crianças de 6 a 15 anos, R$ 7. Crianças até 5 anos, estão isentos de ingresso.

O Mundo a Vapor localiza-se na Rodovia Canela – Gramado/RS 235.

Mais informações no site www.mundoavapor.com.br, pelo telefone

Nenhum comentário:

Postar um comentário