As equipes de biólogos e veterinários do zoológico de Gramado criaram um programa muito especial para estas férias, onde crianças e animais têm atividades para brincar e se divertir, e ainda os pequenos visitantes aprendem mais sobre cada bichinho.
Do dia 22 até 31 de julho as crianças, jovens e adultos poderão participar de atividades recreativas, oficina de pintura em madeira, visita monitorada e trilha na mata, atividades que fazem parte da programação especial de férias desenvolvida pelo Departamento de Educação Ambiental, onde, além de muita brincadeira, vão poder aprender sobre os animais e plantas brasileiras. Paralelamente as atividades com as crianças, os bichos do zôo também receberão atividades para se divertirem chamada pelos técnicos de enriquecimento ambiental.
O programa de enriquecimento ambiental consiste na aplicação de técnicas que incentivam os animais a se exercitarem física e psicologicamente, quebrando a rotina diária e evitando os danos causados pelo estresse. Esse programa será intensificado no período de férias.
A garotada poderá ver as onças-pintadas brincando com uma bola, tirolesa de carne para os lobos, pumas escalando para pegar um pedaço de carne, araras brincando com um milho em espiga, brinquedos surpresa para os macacos e o condicionamento dos pinguins, além de outras inúmeras atividades.
Além do bem-estar proporcionado aos animais, está prática traz benefícios semelhantes ao exercício físico para os humanos, aumentando a qualidade de vida, melhorando a condição física, reprodutiva e diminuindo a ocorrência de doenças. “Um ambiente enriquecido, com vegetação, folhas secas, troncos e lagos, somado com o enriquecimento ambiental, proporciona condições ideais para o bem-estar e saúde dos animais de zoológico”, afirma o médico veterinário Rafael Pagani
A iniciativa também fornece maior interação para os visitantes, que podem conferir a velocidade, agilidade e inteligência dos animais, aprendendo de uma forma descontraída e divertida ao lado dos educadores ambientais do Gramadozoo. “O fato de o visitante visualizar, por exemplo, uma onça nadando ou saltando 5 metros de altura, é um aprendizado que nunca mais vai esquecer então ao visitar o zoológico as pessoas acabam aprendendo sem se dar conta, dessa maneira simples os zoos conseguem cumprir um de seus compromissos, o de educação ambiental”, explica o médico veterinário.
O GramadoZoo fica há apenas 5 km do centro da cidade.
O acesso é feito pela RS-115, distante 700m do pórtico de entrada de Gramado.
O horário de visitação é das 9h às 17h diariamente.
Maiores informações sobre o assunto podem ser obtidas com o Veterinário Rafael Pagani pelo telefone (54) 3421-0800 ou (54) 9112-0168.
Nenhum comentário:
Postar um comentário