sábado, 4 de junho de 2011

Rota do Yucumã:Região localizada na divisa com a Argentina, tem como principal atrativo o maior salto longitudinal do mundo.

A Rota do Yucumã localiza-se na região Noroeste Colonial e é formada pelos 33 municípios das Regiões Celeiro e Planalto Médio. Inserida numa região de tradição entre os campos gerais e as áreas de formação das depressões das encostas do Rio Uruguai, essas características permitem à região apresentar uma diversidade muito grande de flora e fauna. Seus aspectos culturais, oriundos das diversas etnias que formaram a região, são sua maior herança.

Tradicionalmente agrícola, a região vem apostando em novas formas de desenvolvimento, especialmente na área do turismo, desde 1998, quando foi constituído o Consórcio Rota do Yucumã,

pessoa jurídica de direito público, que tem como objetivo principal promover a conscientização e a educação para o desenvolvimento do turismo sustentável junto à comunidade local.

Localizado no Rio Uruguai, na divisa com a Argentina, seu principal atrativo é o Salto Yucumã, maior Salto Longitudinal do Mundo, com mais de 1800 metros de comprimento e considerado uma das 7 maravilhas do Rio Grande do Sul.

O Salto Yucumã está localizado dentro do Parque Estadual do Turvo, primeiro parque criado no Rio Grande do Sul (1947). O Parque possui uma área de 17.491 hectares de mata fechada e é o último reduto da onça-pintada no Estado do Rio Grande do Sul, abrigando também outros animais ameaçados de extinção como o puma, a anta e o cateto. Mais de duzentas espécies de aves também fizeram do Parque do Turvo a sua morada, como o pica-pau-rei.

Além do Salto Yucumã, a região possui diversos atrativos e roteiros de Turismo no Espaço Rural. Entre eles, destaca-se o Roteiro Caminhos da Produção, em Augusto Pestana, a diversidade étnica de Ijuí com suas casas típicas, as agroindústrias do Pacto Fonte Nova em Crissiumal, a reserva indígena do Guarita em Redentora e o Santuário dos Mártires do Alto Uruguai, em Três Passos. As informações são da Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur)

Um comentário:

  1. Lugar lindo, surpreendente e desconhecido por muitos, o turismo nessa região infelizmente ainda não é explorado e divulgado.
    Com certeza sem exagero é sem duvida uma das sétimas maravilhas do RS.
    Vale a pena conhecer, mas antes devem se informar se é possivel ver as quedas, pois em períodos de muita chuva, as quedas ficam submersas.

    ResponderExcluir